A próxima sessão de “Fins de Tarde no Teatro”, um ciclo de encontros informais promovidos pelo REGIÃO DE LEIRIA, vai fazer convergir no diálogo os temas cultura e educação. No dia 22 de novembro, a partir das 18 horas, Álvaro Laborinho Lúcio, juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal e antigo ministro da Justiça, e Ana Lopes, educadora e fundadora do projeto Kalambaka, são convidados a refletir sobre o perfil de educação que hoje se preconiza e o espaço que na escola é dado à cultura.
No Teatro José Lúcio da Silva, em ambiente descontraído e numa conversa em que o público é convidado a intervir, vai falar-se da importância da cultura nos programas e nas disciplinas escolares. A reflexão viajará pelos valores cívicos que as artes podem incutir, pelas experimentações que proporcionam e pelo papel que desempenham no desenvolvimento de cada criança e jovem.
A abordagem destas perspetivas, certamente, não deixará de lado dois pontos essenciais: para que serve a escola e que cidadãos está esta a formar.
Os “Fins de Tarde no Teatro” têm a moderação de Patrícia Duarte, jornalista e diretora-adjunta do REGIÃO DE LEIRIA. Duram aproximadamente hora e meia e contam com a participação especial do Orfeão de Leiria.
A entrada é livre, sendo, no entanto, necessário efetuar inscrição prévia através do endereço marketing@teatrojlsilva.pt.
Esta será a segunda sessão dos “Fins de Tarde no Teatro”, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses, Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes e Caixa de Crédito de Leiria.
O primeiro encontro juntou, no passado dia 25 de outubro, o antigo ministro das Finanças Carlos Tavares e a antropóloga e investigadora Ana Saraiva em diálogo sobre “Cultura e Empresas”.
Para 20 de dezembro está prevista uma terceira sessão dos “Fins de Tarde no Teatro”. O médico e professor universitário José Fragata e a professora de música Raquel Gomes são convidados a dialogar sobre “Cultura e Saúde”.