Sensibilizar, informar e capacitar profissionais de serviços de atendimento ao público para o atendimento de pessoas com deficiência é o objetivo de três workshops que a Cercina vai promover nas próximas semanas.
A primeira sessão acontece já amanhã, terça-feira, dia 29, e pretende trabalhar “na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”.
O ciclo de workshops é destinado a agentes da comunidade ligados à prestação de serviços de atendimento ao público, como serviços públicos, transportes, comércio e hotelaria. “O objetivo é sensibilizar, informar e capacitar estes profissionais para o atendimento de pessoas com deficiência”, refere a Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, responsável pela organização das sessões.
O projeto, intitulado “Comunidade Inclusiva – Compreender a Deficiência“, é apoiado e co-financiado
pelo INR – Instituto Nacional para a Reabilitação e as sessões serão orientados pela formadora Marta Nogueira, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria.
“As deficiências, sejam físicas, sensoriais ou intelectuais, acarretam dificuldades na interação com o
ambiente físico e social. As pessoas com deficiência (PcD) confrontam-se, frequentemente, com desafios ao nível do acesso aos diferentes serviços (públicos ou privados), alguns dos quais são limitadores dos seus direitos enquanto cidadãos plenos”, acrescenta a mesma nota da organização.
“Na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, importa que toda a comunidade esteja
preparada para responder adequadamente às necessidades específicas das PcD”, reforça o documento.
Os workshops decorrem nos dias 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro, na Nazaré, e abordarão as especificidades da deficiência física e motora, deficiência sensorial e deficiência intelectual.
As inscrições são gratuitas, e os interessados podem inscrever-se apenas num ou nos três workshops,
através do website da Cercina.