O ministro da Cultura visita Leiria amanhã, terça-feira, 22 de novembro, no âmbito do percurso “Cultura que somos”, que levará Pedro Adão e Silva até ao projeto “Ópera na Prisão”.
A iniciativa visa “conhecer e dar voz às ações, aspirações e dinâmicas que constituem a realidade cultural portuguesa”, avança uma nota governamental, e parte para um terceiro momento esta semana.
Deste “Cultura que somos” fazem parte projetos ligados à inclusão, que simultaneamente “enriquecem o nosso panorama cultural e artístico” e “transformam vidas afetadas por obstáculos de natureza diversa, originados em situações específicas de doença, condição física ou contexto social”.
O ministro visitará em Lisboa os projetos Manicómio, Acess Lab, e CiM – Companhia de Dança, seguindo depois para Leiria, onde visitará, ao início da tarde, no Estabelecimento Prisional de Leiria – Jovens, “Ópera na Prisão”, da responsabilidade da SAMP. O périplo termina em Coimbra, para conhecer os 5.ª Punkada, grupo rock que faz parte do catálogo da editora leiriense Omnichord.
Os percursos decorrem mensalmente até maio de 2023, sendo os próximos dedicados aos temas “Cultura para a inclusão (região Norte)”, “Desenvolvimento local”, “Arte contemporânea em rede”, “Indústrias Criativas”, “Comunicação social regional e local” e “Cineclubes”.