É a reta final da campanha “Quartel Electrão”. Até dia 30 de novembro, 15 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Leiria estão a receber equipamentos eléctricos usados.
A campanha da Electrão – Associação de Gestão de Resíduos tem como objectivo envolver as associações na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados, garantindo ao mesmo tempo vários prémios.
Por exemplo, por cada tonelada de resíduos que as associações encaminhem para reciclagem, recebem 75 euros.
No distrito de Leiria estão a participar na campanha “Quartel Electrão”, as associações humanitárias de bombeiros voluntários de Alvaiázere, Bombarral, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Maceira, Mira de Aire, Nazaré, Óbidos, Ortigosa, Pataias, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós.
Mas há mais prémio. À associação que mais equipamentos usados recolher, a nível nacional, será atribuído um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 58 mil euros. Já a segunda maior “entrega” corresponde a um prémio de 5.000 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal.
A campanha, que arrancou em janeiro e que tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses, distribui também prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos; e um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível, explica a associação em comunicado.
As associações que mais se destacarem na recolha de pilhas e de lâmpadas serão recompensadas com um prémio de 1.500 euros convertíveis em equipamento de protecção florestal.
Em 2021, as 11 associações de bombeiros do distrito de Leiria que participaram reuniram mais de 180 toneladas: 177.160 kg de equipamento elétrico, 2.214 kg de pilhas e 1.235 kg de lâmpadas durante a 6ª edição da campanha, que decorreu entre janeiro e novembro de 2021.