“A terra treme” na quarta-feira, dia 9 de novembro, às 11h09, data e hora em que volta a decorrer o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A ação tem por objetivo incentivar a população a simular três gestos simples que podem contribuir para salvar vidas, volta a acontecer em todo o país, podendo ser realizada, individualmente ou em grupo, em casa, na escola ou no trabalho.
Para este exercício, que dura apenas um minuto, basta baixar-se à hora indicada, proteger-se e aguardar.
Os interessados podem ainda manifestar a sua intenção em participar registando-se na página dedicada o exercício, responder a um inquérito sobre a perceção do risco sísmico e/ou obter mais informações sobre medidas de proteção através do site www.aterratreme.pt.

Aprender para reagir em segurança
Em caso de sismo, se estiver num dos andares superiores de um edifício não se precipite para as escadas, nunca utilize elevadores, abrigue-se no vão de uma porta interior, nos cantos das salas ou debaixo de uma mesa ou cama, e mantenha-se afastado de janelas e espelhos, recomenda a ANEPC.
Se estiver num local com grande concentração de pessoas fique dentro do edifício até o sismo cessar, e saia depois com calma e atenção a objetos que possam cair. Não se precipite para as saídas. Nas fábricas mantenha-se afastado de máquinas que possam tombar ou deslizar.
Quem estiver na rua, deve dirigir-se para um local aberto com calma e serenidade, longe do mar ou cursos de água, sem correr ou vaguear pelas ruas.
Mantenha-se afastado dos edifícios (sobretudo dos mais degradados, altos ou isolados) dos postes de eletricidade e outros objetos que lhe possam cair em cima. Afaste-se ainda de taludes, muros, chaminés e varandas que possam desabar.
Se estiver a conduzir, pare a viatura longe de edifícios, muros, taludes, postes e cabos de alta tensão e permaneça dentro dela, aconselha a ANEPC.
A ANEPC deixa ainda recomendações sobre o que fazer antes e depois de um sismo na página dedicada ao tema.