Os festivais Música em Leiria e Jazz Valado estão fora da seleção ao Apoio Sustentado às Artes para programação. A lista é provisória – decorre a fase de recurso – mas ambos arriscam perder o apoio que recebiam do Estado há décadas: não tiveram pontuação suficiente para o orçamento disponível. Orfeão de Leiria, que organiza o Música em Leiria, e Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) de Valado dos Frades, responsável pelo mais antigo festival jazz da região, admitem surpresa e recorreram da classificação.
Em Leiria, o presidente do Orfeão, Vítor Lourenço, não comenta até sair a lista final. Mas garantiu ao REGIÃO DE LEIRIA que a 41ª edição do festival vai acontecer, independentemente da decisão da Direção-Geral das Artes (DGArtes).
No concurso a quatro anos, o Orfeão pede 480 mil para o Música em Leiria e para formações como cursos de verão e estágios. Na fundamentação, a DGArtes aponta como principal fraqueza a ausência de “fatores verdadeiramente inovadores” para atrair “público desinformado”.
Festivais Música em Leiria e Jazz Valado em risco de perder apoio do Estado
Dois dos históricos festivais do distrito de Leiria estão fora do Programa de Apoio Sustentado às Artes. Orfeão de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio esperam resposta ao recurso mas garantem a realização em qualquer cenário.