“Vou embarcar na maior e mais desafiante experiência da minha vida!” A declaração é do piloto João Ferreira, que este ano se sagrou campeão nacional e europeu de todo o terreno e que esta sexta-feira, dia 11, garantiu a sua presença na próxima edição do rali Dakar.
O jovem leiriense vai embarcar nesta aventura inserido na estrutura oficial da equipa alemã X-Raid, e ao volante de um Yamaha XYZ1000R da categoria T3, na companhia do navegador Filipe Palmeiro, que já participou em edições anteriores.
“Numa fase onde ainda estou a processar tudo o que aconteceu esta temporada, o surgimento desta oportunidade é de facto o coroar de uma temporada muito positiva e de muita aprendizagem”, dsse o piloto, de 23 anos, em comunicado.
Apesar de nunca ter concorrido como piloto, João Ferreira conhece bem o desafio Dakar. O pai, Paulo Rui Ferreira, tem participado, ao longo dos últimos anos, em algumas provas de todo o terreno, onde disputou lugares de pódio com pilotos que habitualmente participam no Dakar.
Também pelo contacto com o navegador Jorge Monteiro, que faz dupla com Paulo Rui Ferreira e é pai do navegador David Monteiro, que habitualmente está ao lado de João Ferreira, e que conta com experiência no Dakar, na Arábia Saudita.
“Qualquer piloto que embarca nesta aventura sonha em terminar e nós não seremos diferentes. Este será o nosso principal objetivo, ao qual somamos a vontade de somar experiência para que esta participação se repita ao longo dos próximos anos”, afirma João Ferreira.
O Dakar decorre entre os dias 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, na Arábia Saudita, e conta com um total de 14 etapas e um prólogo (15 dias de competição).
Este ano, as etapas serão mais longas, com várias a ultrapassarem os 450 km, num total de cerca de cinco mil quilómetros cronometrados.
A última edição em que a prova se prolongou durante mais de duas semanas de competição foi em 2012, ainda quando os pilotos “atravessavam “descobriam” a América do Sul.