Oito horas de partilha de conhecimentos sobre cultura popular, 180 participantes in loco e várias centenas online. A segunda edição das Jornadas Internacionais de Etnografia de Leiria confirmou o interesse do público e a aposta no município de Leiria na área, ficando prometidas pelo menos mais duas edições.
No final do dia, a vereadora da Cultura da Câmara de Leiria, Anabela Graça, destacou a qualidade e diversidade da informação partilhada em Monte Real, “conhecimento que vai ficar, multiplicar e replicar”.
“Isso é muito importante”, porque “esta é uma dimensão em que queremos apostar”, a da “dimensão do conhecimento na área cultural, nomeadamente da cultura popular”, frisou Anabela Graça, mostrando-se, por exemplo, surpreendida com o que aprendeu sobre a renda de bilros.
“Hoje fizeram-nos pensar como uma renda de bilros dá volta ao mundo, numa geografia que se calhar não conhecíamos”, partindo “de Portugal, até aos Açores, chegando ao Brasil”. “É isso que nos enriquece: a partilha que resultou destas jornadas hoje”, sintetizou a vereadora da Cultura.
Em Monte Real, Anabela Graça anunciou a publicação das atas das duas primeiras edições das jornadas e confirmou uma próxima edição, a 18 de novembro de 2023, no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Em 2024 haverá nova edição, avança a organização, de novo descentralizada numa das freguesias do concelho.