O enfermeiro Marco Neves assumiu a 27 de outubro a direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (AceS PL), sucedendo no cargo a Delfina Carvalho.
Nomeado pelo ministro da Saúde por proposta da direção da Administração Regional de Saúde do Centro, pelo período de três anos, que pode ser renovável por iguais períodos, o novo responsável visitou, no dia em que assumiu as suas novas funções, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Cidade e as Serras, em Santa Catarina da Serra, onde iniciou o seu percurso profissional nos cuidados de saúde primários, em jeito de “pontapé de saída” para este novo desafio, adiantou ao REGIÃO DE LEIRIA.
Licenciado em Enfermagem pela ESSLei e mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, Marco Neves, de 48 anos, foi enfermeiro hospitalar nos hospitais de Egas Moniz e de Santo André, docente na ESSLei, vogal do conselho clínico e de saúde do ACeS PL e técnico especialista no gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, entre abril e setembro de 2022.
Em setembro, integrou a equipa de profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, sediado em Marrazes, no concelho de Leiria.
Marco Neves, que possui ainda uma pós-graduação em Administração e Gestão da Saúde, participou ainda ativamente, nos primeiros dois anos de pandemia, na criação, instalação, organização e desenvolvimento de novos serviços como o atendimento em áreas dedicadas à Covid, centros de testagem e centros de vacinação do ACeS PL.
O ACeS PL abrange as diversas unidades funcionais dos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, e um universo de cerca de 280 mil utentes inscritos.