O centenário do compositor Iannis Xenakis é celebrado em Leiria na terça-feira, dia 15 de novembro, com um concerto-conferência na Biblioteca José Saramgo, do Politécnico de Leiria.
No átrio da biblioteca, a partir das 16 horas, seis percussionistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, dirigidos pelo maestro Marco Fernandes, recordam a obra do compositor greco-francês no programa “Iannis Xenakis: a música, o ritmo e o espaço”
Para conhecer melhor a vida e obra de Xenakis, há uma conferência pelo professor e investigador Benoît Gibson.
A entrada no concerto-conferência é livre, mas requer inscrição pelo formulário online disponível em https://bit.ly/3WPm4iw.
Referência da música contemporânea, o compositor Iannis Xenakis (1922-2001) estudou também engenharia, o que lhe proporcionou conhecimentos de matemática. Durante a guerra, participou na resistência grega contra a ocupação alemã e depois britânica, foi preso várias vezes, condenado, viveu na clandestinidade. Em 1947 fugiu para França onde trabalhou durante 12 anos com o arquiteto Le Corbusier, adquirindo a nacionalidade francesa.
Segundo nota do Politécnico de Leiria, através de imagens e exemplos sonoros, esta conferência apresenta o compositor, a sua música, a sua relação com a arquitetura, a ciência e a matemática, e a forma como desenvolveu os conceitos de ritmo e de espaço na sua obra “Persephassa” (1969) para seis percussionistas.