A antiga biblioteca municipal de Óbidos vai ser transformada no Espaço MyMachine Portugal, local onde a partir de sexta-feira, dia 11, o público será convidado a fazer um percurso que simula uma viagem ao espaço.
O Espaço MyMachine Portugal será inaugurado nesse dia na Casa do Centro, no largo de São João de Deus, na vila de Óbidos, e assume-se como “um núcleo multidisciplinar e transversal, garantindo uma abordagem educativa e formativa, tendo por base as três fases da metodologia: ideia, design e construção”, anunciou a Câmara de Óbidos.
Na prática, segundo a autarquia, “será criado um circuito que simulará uma viagem ao espaço, a ‘Missão Terra’, desafiando os visitantes a refletirem sobre alguns temas da atualidade, a repensarem no seu contributo para um planeta melhor”.
O circuito será adaptado para diferentes públicos (do pré-escolar ao ensino universitário), para técnicos de educação, docentes, não docentes, líderes e famílias, divulgou a Câmara numa nota de imprensa sobre aquele que pretende ser “um espaço de debate, partilha e construção de ideias e projetos para um futuro mais sustentável, mas também um núcleo imersivo, de desenvolvimento de competências”.
De acordo com a nota, o Espaço MyMachine Portugal terá por base uma metodologia que fará um cruzamento com a Agenda 2030 (iniciativa de desenvolvimento sustentável lançada pelas Nações Unidas), “garantindo um conjunto de experiências para avaliar o equilíbrio entre o bem-estar humano e o bem-estar ambiental”.
O Projeto MyMachine surgiu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, e em Portugal tem sede e coordenação nacional em Óbidos, no distrito de Leiria.
Óbidos foi a primeira zona a desenvolver o programa em Portugal, desde 2014, através da OBITEC – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, numa estratégia que tem permitido a conexão entre escolas, empresas, o Parque Tecnológico, o município, universidades e outras organizações.
O MyMachine Óbidos estabeleceu parcerias com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), o Cenfim – Núcleo de Caldas da Rainha, o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor e o Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro.
Estas parcerias dão resposta ao desafio que o programa lança, anualmente, a todos os alunos do 1.º ano de escolaridade do agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, para desenharem e selecionarem uma máquina para resolver um problema/desafio.
Das dezenas de ideias concebidas pelas crianças, em conjunto com alunos da ESAD, é selecionado o desenho de uma máquina que nos meses seguintes é discutido por grupos de alunos daquela escola superior e das instituições educativas e formativas com nível secundário/profissional. O programa culmina com uma apresentação à comunidade educativa das máquinas construídas.
Atualmente, em Portugal, o projeto também está a funcionar em Vila Nova de Famalicão e em Campo Maior.
O programa foi reconhecido pelo terceiro ano consecutivo, pela organização mundial Hundred, como uma das 100 metodologias educativas mais inovadoras e com mais impacto no mundo, numa avaliação executada por um comité científico composto por mais de 100 investigadores e professores de 113 países que mapearam mais de três mil organizações.
Atualmente, o programa está a ser desenvolvido na Bélgica, Espanha, Portugal, Eslovénia, Eslováquia, Noruega, Croácia, Kosovo, México, África do Sul e Estados Unidos da América.