Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fins-de-semana e feriados) ao aumento das necessidades de saúde da população no período de outono-inverno.
Este fim de semana não será exceção, estando hoje, dia 24, abertos 14 centros de saúde na região de Leiria, nomeadamente serviço de Atendimento Complementar (AC): CAC Alvaiázere, CAC Ansião, USF Condestável (Batalha), CAC Castanheira de Pera, Centro de Saúde Figueiró dos Vinhos| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (Figueiró dos Vinhos), USF Santiago de Leiria, Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, Centro de Saúde Dr. Gorjão Henriques | CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (concelho de Leiria), SAP Marinha Grande, CAC Pedrógão Grande, Centro de Saúde Porto de Mós| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico (Porto de Mós), AC Bombarral, AC Nazaré e AC Ourém.
Amanhã, dia 25, estão abertas as seguintes unidades de saúde: CAC Alvaiázere, CAC Ansião, CS Figueiró dos Vinhos| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, CS Dr. Arnaldo Sampaio| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico e CS Dr. Gorjão Henriques | CAC e Atendimento a utentes sem Médico (Leiria), SAP Marinha Grande, CS Porto de Mós| CAC e Atendimento a Utentes sem Médico, AC Bombarral, AC Nazaré e AC Ourém.
Pode consultar a lista completa e detalhada, assim como os horários de funcionamento aqui.
Esta resposta de proximidade, explica o Ministério da Saúde em comunicado, permite atender situações de doença aguda não emergente e está prevista no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023, apresentado no mês passado.
O Ministério da Saúde reforça ainda a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo uma resposta mais célere e um melhor planeamento da atividade do Serviço Nacional de Saúde.
Em paralelo, existe a “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, que permite “a referenciação mais ágil dos serviços de urgência para as unidades de cuidados primários”. Está já a funcionar em 27 Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), de um total de 55 em todo o país, em articulação com unidades hospitalares.
“Esta resposta permite que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. A aceitação da referenciação para os centros de saúde isenta os utentes do pagamento das taxas moderadoras”.