É uma associação que produz e compartilha energia renovável a custos vantajosos, podendo ser constituída por empresas ou entidades. Falamos de uma comunidade energética.
E na Batalha, esta segunda-feira, dia 19, treze entidades passaram a integrar a ACERBATALHA- Associação da Comunidade de Energia Renovável, uma comunidade energética que dá os primeiros passos.
Entre os elementos fundadores da associação, formalizada no cartório notarial, incluem-se o município local, a freguesia da Batalha, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e diversas empresas.
A associação pretende “promover a gestão da procura de energia, mas também a eficiência energética e a utilização racional dos recursos”.
“Para além das entidades fundadoras, outras empresas e entidades poderão fazê-lo no futuro”, anuncia o município da Batalha em comunicado.
Com a escritura pública de constituição da ACERBATALHA “estão reunidas as condições para que as entidades que a integram passem a ter condições para produzir, consumir, armazenar, comprar e vender energia renovável aos seus membros”, aponta a mesma nota.
Ainda de acordo com a autarquia da Batalha, os elementos da associação passam a poder “partilhar e comercializar entre os associados” a energia renovável produzida por unidades de autoconsumo.
A nova associação passa a poder aceder aos mercados de energia com “evidentes benefícios para os seus associados”, refere a mesma nota.