O trabalho “A casa rural no Concelho de Alcobaça em 1961. Da teorização erudita à prática popular” valeu a Pedro António Fonseca Jorge o Prémio Villa Portela 2022.
A investigação do arquiteto da Benedita foi escolhida pelo júri – entre os três trabalhos a concurso – como vencedora da sexta edição do prémio criado para homenagear a família Charters de Azevedo, que construiu a Villa Portela, chalé instalado no coração de Leiria, atualmente em obras de adaptação para centro de artes.
Com periodicidade bienal, o prémio resulta de uma parceria entre o município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria e procura incentivar a criação de trabalhos de investigação sobre a história local e o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.
Pedro Fonseca Jorge, natural da Benedita, no concelho de Alcobaça, é arquiteto, com mestrados em Intervenção em Património e Design de Produto e Artes Plásticas, sendo ainda doutorado em Habitação. Trabalhou de norte a sul do país, antes de se estabelecer por conta própria em 2014, na vila onde nasceu. Atuamente é também Investigador Bolseiro no LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes) da ESAD.CR, onde leciona.
Segundo o município de Leiria, a cerimónia de entrega do prémio será anunciada brevemente.