A InPulsar – Associação para Desenvolvimento Comunitário, de Leiria, conquistou o 2ª Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem, anunciou o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O prémio foi atribuído pelo projeto “InPulso Jovem”, no âmbito da Geração Z, do distrito de Leiria, e revelado na quinta-feira, dia 1. A associação recebe 750 euros.
O 1º prémio (mil euros) foi atribuído ao Centro Cultural e Recreativa de Aguada de Baixo, com o projeto “Gente da Minha Terra”, no âmbito da Geração Z, do distrito de Aveiro; e o 3º prémio (500 euros) à Associação de Produtores Florestais de Fornos de Algodres, com o projeto “Floresta Encantada I”, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do distrito da Guarda.
O Prémio Boas Práticas do Voluntariado Jovem “seleciona de entre os programas de voluntariado, nomeadamente o Programa Geração Z e Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, a entidade com o projeto apoiado pelo IPDJ que apresenta a melhor prática, a que teve mais impacto na comunidade e observa em plenitude os objetivos traçados”.
A cerimónia de entrega de prémios decorre na segunda-feira, dia 5, Dia Internacional do Voluntário, numa cerimónia no edifício do Ciclo Criativo de Estarreja.
Em 2022, o IPDJ promoveu 600 projetos de voluntariado envolvendo 3.500 jovens e 466 entidades, num investimento de mais de 700 mil euros. Apoiou, com um total de de 7,3 milhões de euros, 1.394 associações de jovens que desenvolveram 4.443 projetos.