Ambiente e alterações climáticas são temas que se impõem na agenda mediática, mas que ainda não se encontram no topo das preocupações dos cidadãos. Olhar para a realidade regional sob esse ângulo foi o ponto de partida para convidar José Artur Pinto a dirigir a primeira edição de 2023 do REGIÃO DE LEIRIA.
Professor de Matemática e de Ciências Naturais no Colégio Nossa Senhora de Fátima, em Leiria, tem na natureza um hobby e uma paixão. Observa e estuda a fauna e a flora em diversos ecossistemas e pratica vários desportos de ar livre, como escalada, mergulho, BTT, montanhismo, canoagem, espeleologia, canyoning, parapente, trail ou orientação.
É um dos fundadores do NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria e recentemente foi uma das personalidades escolhidas pelo Politécnico de Leiria e pelo LFO – Leiria Flying Objects para o projeto europeu “Villages On Move”, com que se pretendia dar a conhecer diferentes soluções e formas de incentivar a prática de desporto.
José Artur aceitou de imediato o convite que lhe foi feito pelo REGIÃO DE LEIRIA. “Gosto muito de desafios e, na minha maneira de estar na vida, assusta-me o estagnar e ficar parado” explicou. Por essa razão, mesmo receando não ser “a pessoa indicada”, aceitou e já se reuniu com a direção e redação do REGIÃO DE LEIRIA para traçar os temas que vão preencher a edição de 5 de janeiro de 2023.
Nas diferentes secções do jornal, o olhar da redação vai lançar-se sobre a relação do homem com a natureza, com os outros, com o seu passado e tradições, com o tempo, no fundo com tudo aquilo que é natural, mas que constitui uma luta na vida diária do homem.
Esta será uma edição que fará refletir e repensar muitos dos nossos gestos quotidiano, cumprindo por isso os objetivos que estão na génese desta iniciativa anual.
Convidar uma personalidade para dirigir a primeira edição do ano é já uma tradição. A direção e a redação do REGIÃO DE LEIRIA fazem-no com a convicção de que essa é uma excelente oportunidade de aprendizagem e uma forma de aproximar o jornal dos diferentes sectores da sociedade.
Já assumiram este papel o treinador Luís Bilro (2022), a médica Ana Silva (2021), o juiz Álvaro Laborinho Lúcio (2020), o empresário Hugo Ferreira (2019), a coordenadora do CDRID -Centro de Recursos para a Inclusão Digital Célia Sousa (2018), o maestro Paulo Lameiro (2017), o empresário Joaquim Menezes (2016), o músico David Fonseca (2015) e o bispo António Marto (2010).