Ele é um dos homens da cirurgia cardiotorácica e da transplantação em Portugal. Ela é uma mulher da música e do acompanhamento de doentes terminais. Pode dizer-se que ambos lidam com o mesmo órgão: o coração. Por essa razão, o REGIÃO DE LEIRIA decidiu juntá-los num fim de tarde no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a conversar sobre “Cultura e Saúde”.
Será no próximo dia 20 de dezembro, às 18 horas, que a influência da cultura na humanização da saúde vai estar em foco com as intervenções de José Fragata, professor universitário e diretor do Serviço de Cirurgia Cardiotorácica do Hospital de Santa Marta, em Lisboa, e de Raquel Gomes, uma das responsáveis pelo projeto multipremiado da SAMP “Aqui Contigo – o som como último colo”.
Os dois serão convidados a refletir sobre o modelo atual de prestação de cuidados de saúde em Portugal e o papel das artes no alívio da dor e do sofrimento nos instantes finais da vida. O tema está longe de ser novo, mas a reflexão ganha novos contornos agora que a morte medicamente assistida foi aprovada pela Assembleia da República.
Os “Fins de Tarde no Teatro” são uma iniciativa do REGIÃO DE LEIRIA. Têm a moderação da jornalista Patrícia Duarte, duram aproximadamente hora e meia e contam com a participação especial do Orfeão de Leiria.
A entrada é livre, sendo, no entanto, necessário efetuar inscrição prévia através do endereço marketing@teatrojlsilva.pt.
Esta será a terceira sessão dos “Fins de Tarde no Teatro”, uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria, Teatro José Lúcio da Silva, Rede de Teatros e Cine-teatros Portugueses, Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes e Caixa de Crédito de Leiria.
O primeiro encontro juntou, no dia 25 de outubro, o antigo ministro das Finanças Carlos Tavares e a antropóloga e investigadora Ana Saraiva em diálogo sobre “Cultura e Empresas”. O antigo ministro da Justiça Álvaro Laborinho Lúcio e a educadora Ana Lopes deram vida ao segundo “Fins de Tarde no Teatro”, a 22 de novembro, numa reflexão conjunta sobre “Cultura e Educação”.