Ana Sofia Costa, do Centro João Paulo II, em Fátima, conquistou a medalha de ouro no Campeonato do Mundo de Boccia, a decorrer no Rio de Janeiro, na competição feminina individual BC3.
Natural da Maceira, Leiria, Ana Sofia Costa, de 26 anos, acompanhada por Celina Gameiro, operadora de calha, venceu a atleta australiana Jamieson Leeson, por 6-2, na final que decorreu sábado à noite.
Já Yuen Kei Ho, de Hong Kong, que foi derrotada por Ana Sofia Costa na semi final por 4-2, ficou classificada em terceiro lugar.
Também ontem, José Abílio Gonçalves, do SC Braga, sagrou-se vice-campeão do mundo na classe BC3, tendo disputado a final com o australiano Daniel Michel, que venceu por 5-1.
André Ramos, do SC Espinho, conseguiu por seu turno o bronze na classe BC1 masculina, ao bater o brasileiro José Carlos Oliveira, por 9-0, no jogo para atribuição dos terceiro e quarto lugares.
Portugal está representado no Mundial de Boccia do Rio de Janeiro, que decorre até quarta-feira, por seis atletas, que participam nas competições individuais masculinas e femininas e ainda nas provas de equipas BC1/BC2 e pares BC3.
Integram também a Seleção Nacional de Boccia Abílio Valente, do FC Porto, Ana Catarina Correia, do SC Espinho, e Cristina Gonçalves, da APC Lisboa.
O boccia destina-se a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.