Cerca de mil presépios estão expostos até ao dia 25 de dezembro no Convento de São Miguel, em Gaeiras, concelho de Óbidos.
A mostra, que soma 15 edições e integra a programação do Óbidos Vila Natal, conta este ano com trabalhos de 70 artistas de todo o país, que aceitaram o desafio lançado pela Junta de Freguesia de Gaeiras e se inspiraram na temática das alterações climáticas e/ou na identidade de género.
Segundo o presidente da Junta Ricardo Duque, a exposição “pretende juntar os presépios clássicos com conceitos mais inovadores”, contando este ano com trabalhos de alunos e ex-alunos da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), mas também de artistas de renome, como o escultor José Costa, que tem peças premiadas em vários países e participa com um presépio de madeira.
Na mostra, que conta com o apoio do município de Óbidos, da Óbidos Criativa e do Espaço Ó podem ser vistos presépios de cortiça, cerâmica, casca de ovo, vidro, madeira, casca de noz, cabaças, ou escamas de peixe.