Amanhã, 21 de dezembro, começa o inverno naquele que será também o dia mais curto do ano. O facto é o mote da iniciativa “O Dia Mais Curto”, que este ano passa pelo Museu da Imagem em Movimento – M|i|mo, em Leiria.
A partir das 18 horas, no auditório António Campos, será exibido um conjunto de curtas-metragens para toda a família. A sessão está indicada para maiores de 3 anos.
Depois de 42 minutos de filmes de animação, o museu desafia os mais novos a encontrarem o “Gnomo Trapalhão”, através de um jogo.
“O Dia Mais Curto” já vai na 10º edição e acontece todos os anos, entre 21 e 22 de dezembro, datas que correspondem ao Solstício de Inverno e em que se vive o dia mais curto do ano.
Foi a partir dessa ideia que nasceu a festa que procura celebrar o formato mais curto do cinema, com iniciativas em todo o país.
Este ano há quatro programas distintos, “para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas”, conforme é explicado na página de internet do evento.