A Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça acaba de lançar o gin Casanova Citrus, que combina cinco citrinos provenientes de produções excedentes ou não comercializáveis, por serem considerados “fruta feia”.
A nova bebida, que surge depois do lançamento do Casanova Dry Gin, destilado com Maçã de Alcobaça, conta com o apoio da aplicação de combate ao desperdício alimentar Too Good To Go.
O processo produtivo, a partir de lima, yuzu, toranja, limão e tangerina, “é inspirado no clássico London Dry Gin, onde o zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais. As cascas dos citrinos são infusionadas a vapor durante a destilação, num alambique de cobre, resultando numa bebida vibrante e fresca”, explica a empresa em comunicado.
A versão citrus apresenta-se também em garrafas “wild glass”, de vidro reciclado, e “dá uma segunda vida a fruta que, de outra forma, seria desperdiçada. A sustentabilidade continua a ser um dos principais pilares da marca. Acreditamos que podemos salvar o planeta, não do dia para a noite, mas de garrafa em garrafa, e o consumidor já provou que está connosco nessa missão”, diz a master distiller e responsável de marketing da adega, Mariana Figueiredo.
“Para o Casanova Citrus quisemos, como sempre, usar e salvar fruta nacional e, aqui, a Too Good To Go mostrou-se ser o parceiro ideal, identificando produtores dos citrinos que necessitávamos e que precisavam de uma solução para as suas produções, como foi o caso da Cerlima, com quem trabalhámos”, adianta.
O Casanova Citrus está disponível online e na loja Ginjinha d’Alcobaça, junto ao mosteiro. A marca Casanova surgiu em 2021 e, segundo a empresa, “é a única do país, no ramo das bebidas, a usar vidro 100% reciclado. Na versão original é também o único gin certificado com a insígnia Maçã de Alcobaça”.