Docente no Instituto Politécnico da Guarda, Pedro Simões é pioneiro na formação superior nacional e internacional em proteção civil. Recentemente, o seu trabalho nesta área foi reconhecido pela Grendal University de Miami (Estados Unidos da América), com a atribuição do grau honoris causa.
Natural de Caldas da Rainha, Pedro Simões é docente há 17 anos e um dos responsáveis pela coordenação do CTeSP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais ) em Riscos e Proteção Civil, lançado pelo Politécnico da Guarda, em 2020/2021. O curso tem como objetivo “formar profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção em casos de risco iminente e catástrofes”, explica a instituição em comunicado.
A distinção honoris causa em Proteção Civil e Segurança foi entregue no passado dia 25 de novembro, em Caracas, Venezuela, numa cerimónia que contou com a presença de várias personalidades governamentais e diplomáticas. O grau, que reconhece percursos de mérito e excelência, foi concedido pelo trabalho que o professor do Politécnico da Guarda tem desenvolvido em Portugal, Espanha e nos Estados Unidos da América.
“É uma honra ser distinguido pelo meu trabalho no domínio da Proteção Civil, sobretudo porque este é um reconhecimento único: não existe em nenhuma parte do mundo um doutoramento na área da Proteção Civil e Segurança”, afirmou Pedro Simões. “Esta distinção reforça o meu empenho em, juntamente com o Politécnico da Guarda, continuar a trabalhar para reforçar o ensino nesta área e para a criação de novas formações ao nível do ensino superior”, refere, citado em nota de imprensa.
Natural das Caldas da Rainha, Pedro Simões é licenciado, mestre e doutor em Comunicação e conta com várias pós-graduações e títulos de Especialista no currículo. Docente em diversas instituições de ensino superior nacionais e internacionais, foi membro fundador do Observatório de Segurança Criminalidade e Terrorismo e da Asprocivil, a primeira Associação de Proteção Civil e Segurança, porta-voz do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil e o responsável ibérico do Firefighter’s Combat Challenge (campeonato mundial de bombeiros).