Há vários anos que a árvore de Natal flutuante na baía de São Martinho do Porto é um ponto de atração para residentes, turistas e curiosos. Contudo, este ano, o elemento decorativo não ocupou o seu espaço habitual.
A alteração deve-se a um problema de estabilidade na plataforma onde era instalada a árvore e que não garantia total segurança.
“Após uma análise técnica por parte de algumas entidades competentes, somos forçados a abandonar o antigo projeto da Árvore de Natal Flutuante, pela falta de dados técnicos e estudos prévios que garantam a sua estabilidade”, informa a Junta de Freguesia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, em comunicado.
A autarquia adianta ainda que em parceria com o departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade de Porto e do Instituto da Construção, serão feitos diversos estudos prévios de construtibilidade e análises dinâmicas”, para o desenvolvimento de um novo projeto, para o Natal de 2023.
Em alternativa, este Natal, a Junta de Freguesia irá ligar a iluminação nas ruas, este sábado, dia 17, a partir das 21h30, com animação musical da banda Xeques.
Está também prevista a tradicional festa de passagem de ano, com espetáculo piromusical, Grupo Kapital e dj Los Gordos e Guárani, entre as 23h30 de 31 de dezembro e as 4 horas de 1 de janeiro, com acesso gratuito, na avenida principal.