A urgência básica do Hospital de Peniche encontra-se fechada até às 9 horas de amanhã, 25 de dezembro, informou o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste em comunicado.
O encerramento, lê-se no mesmo comunicado, deve-se ao facto de a unidade não dispor de “recursos humanos suficientes para preenchimento da escala respetiva entre as 8 horas de 24 de dezembro e as 9 horas de 25 de dezembro”.
A instituição pede aos utentes que não se desloquem à urgência de Peniche no período indicado, “sem contacto prévio com a Linha SNS 24 – 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”. Caso seja necessária à deslocação às urgências, os utentes “devem dirigir-se à Unidade de Caldas da Rainha”.
Caso não se confirme a necessidade de recurso a um serviço de urgência, a instituição pede para recorrer aos cuidados de saúdes primários, sendo que neste fim de semana de Natal, encontra-se em funcionamento o atendimento complementar de Bombarral, das 9 às 17 horas.
O Centro Hospitalar do Oeste agradece aos profissionais da instituição “o profissionalismo, o empenho, a dedicação e o esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população”, e “apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar”.
“O Conselho de Administração continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários Serviços deste Centro Hospitalar”, lê-se na nota.