O antigo professor primário em Leiria Arnaldo Ferreira da Cunha, falecido em 2021 aos 89 anos de idade, vai ser homenageado este sábado, dia 21, na sede da Filarmónica de Santiago dos Marrazes, no concelho de Leiria.
A homenagem tem início às 15 horas com uma visita ao Museu Escolar de Marrazes, seguida de um momento musical na sede da filarmónica, pelas 16 horas. Depois será apresentado o livro “Arnaldo Ferreira da Cunha – um leiriense de Coimbra- Testemunho de uma vida plena”, que inclui olhares diversos sobre o “homem, professor e cidadão”.
A iniciativa termina às 17h15 com intervenção da professora Maria do Céu Cunha, após mais uma atuação da filarmónica dos Marrazes.
Segundo nota enviada à redação, esta iniciativa presta homenagem ao professor e cidadão “que sempre contribuiu de forma relevante para a sociedade, através da sua presença assídua em movimentos associativos de relevo”.
Natural de Calhabé, Coimbra, Arnaldo Ferreira da Cunha foi militar miliciano no Regime de Infantaria das Caldas da Rainha. Exerceu funções docentes em Almagreira (Pombal), Caldelas e Marrazes (em Leiria).
Nos Marrazes, onde chegou em 1959 e onde viveu durante vários anos, lecionou a várias gerações até 1992, ano em que se aposentou.
A sua atividade abrangeu igualmente o ensino a adultos em Marrazes e ainda a Telescola de Colmeias.
Para além de docente, e ter ensinado várias gerações em Leiria e Pombal, esteve ligado a diversas facetas do movimento associativo e até ao surgimento de um jornal.