Leiria está entre os distritos abrangidos pelo aviso laranja para a agitação marítima emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera para este fim de semana, sábado e domingo, 7 e 8 de janeiro.
Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Braga e Leiria podem sofrer com o agravamento das condições do mar, onde se podem registar ondas de cinco a seis metros de altura a norte do Cabo da Roca e de quatro a cinco metros a sul do mesmo ponto.
A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) recomendam “em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.
É ainda recomendado o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, sendo aconselhado o “estado de vigilância permanente”. Segundo a Marinha e a AMN é de evitar “para o mar até que as condições melhorem”.
Os avisos dirigem-se também à população em geral, desaconselhando-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação.
Em especial, deve ser evitado “o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco”, lê-se na nota.
Em caso de “absoluta necessidade” de deslocação à orla costeira deverá manter-se “uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, acrescentam as autoridades.
Ainda relativamente à meteorologia, o IPMA prevê que a passagem de sistemas frontais por Portugal continental no fim de semana pode provocar novo episódio de chuva forte e persistente, sobretudo a norte do Cabo Mondego, em especial no Minho.
O IPMA colocou os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga sob aviso laranja este sábado, devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte, acompanhada por rajadas que poderão atingir os 85 km/h.