Ondas de cinco a seis metros, que poderão atingir os 11 metros, estão previstas para a costa do distrito de Leiria neste domingo, 8 de janeiro, o que leva o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar a região sob aviso laranja para agitação marítima.
O impacto das condições atmosféricas faz-se sentir de Lisboa até Viana do Castelo, esperando-se forte ondulação de noroeste até às 21 horas. O alerta baixa para amarelo a partir daí até às 15 horas de segunda-feira, dia 9, mas a ondulação vai continuar relevante, entre os quatro e cinco metros, avança o IPMA.
As autoridades desaconselham deslocações à orla marítima e reforço de cuidados para quem se encontra em zonas próximas da costa.
A chuva forte também se vai continuar a fazer sentir, com mais efeito nos distritos do norte: Aveiro, Braga, Viseu, Porto, Viana do Castelo e Vila Real voltam a estar sob aviso laranja para intensa precipitação.
Por Leiria é também esperada chuva forte neste domingo, alertando a Proteção Civil para a acumulação de água em terrenos e vias, depois da muita pluviosidade registada também ontem, sábado.