Uma massa de ar frio resultante da passagem de um anticiclone localizado no norte da Europa, vai afetar a Península Ibérica nos próximos dias, provocando uma descida acentuada dos valores de temperatura até segunda-feira, dia 23.
O frio deverá prolongar-se até ao final da semana, sem registo de precipitação, em vários distritos, incluindo o de Leiria.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura mínima deverá variar na segunda-feira entre 0 e 5°C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6°C.
“A temperatura máxima também irá descer, prevendo-se na generalidade do território valores entre 10 e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5 e 10°C”, refere o instituto no aviso de tempo frio emitido esta tarde para todo o território continental. Acrescenta ainda que o vento fará aumentar o desconforto térmico nestes locais, prevendo-se ainda formação de geada, em especial no interior.
O distrito de Leiria estará sob aviso amarelo a partir da madrugada de segunda-feira e, para já, até às 18 horas de terça-feira, dia 24, devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”.
De acordo com as previsões do IPMA, são esperadas temperaturas mínimas entre -2ºC, -1ºC e 0ºC nos concelhos do norte e centro do distrito, e máximas entre 10ºC e 13ºC em quase toda a região.
O mesmo aviso estende-se aos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viseu.
Já para os de Bragança, Guarda e Vila Real, o aviso entra em vigor na madrugada deste domingo, a partir das 3 horas, estendendo-se também até às 18 horas de terça-feira.
Notícia atualizada às 19h40 com informação do IPMA que prolongou o aviso amarelo até às 18 horas de terça-feira