Precipitação por vezes forte, pontualmente acompanhada de trovoada e fenómenos extremos de vento colocam esta tarde o distrito de Leiria sob aviso laranja.
O Instituto Português de Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou, às 12h30, para o distrito de Leiria o nível de alerta de amarelo para laranja às 12h30 devido à chuva, que deverá prolongar-se até às 18 horas.
Também a agitação marítima, com previsão de ondas com 4 a 4,5 metros de altura, desaconselha quaisquer atividades junto ao mar, estando a costa do distrito sob aviso amarelo.
Quanto ao vento, preveem-se rajadas até 75 km/h, também até às 18 horas.
O agravamento das condições meteorológicas determinou a emissão de avisos vermelhos para cinco distritos do norte do país (Viana do Castelo, Vila Real, Porto, Braga e Aveiro) e avisos laranjas para Viseu, Coimbra e Leiria. Os restantes estão sob aviso amarelo.
Segundo o IPMA, o estado do tempo agravou-se devido à passagem, neste domingo, de uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, associada a uma depressão centrada a oeste das ilhas Britânicas.
Durante a tarde, “a chuva passará a regime de aguaceiros, de norte para sul, que serão de neve acima de 1.500 metros, e que serão fracos e pouco prováveis” ao final do dia, aponta o IPMA.