O edifício do ex-Banco de Portugal, uma das marcas mais relevantes do trabalho do arquiteto Ernesto Korrodi em Leiria, comemora amanhã, dia 17, 94 anos.
Para assinalar a data, o município de Leiria preparou uma programação especial, pensada para todas as idades no atual Banco das Artes Galeria. A começar por uma oficina destinada a alunos do ensino secundário intitulada “Para além do TikTok: contar histórias com o telemóvel”.
Nesta oficina, explica a autarquia em comunicado, os jovens têm a oportunidade de usar o telemóvel como uma ferramenta para criação artística em cinema. Serão dados a conhecer “conceitos como a imagem low tech e a receção emocional da imagem digital”, explorando posteriormente o desenvolvimento de pequenas histórias.
Os estudantes são desafiados a realizar um filme com o próprio telemóvel.
Às 16h30 arranca uma conversa sobre o papel da mulher e mãe nas media arts, a partir da exposição “Eu não sou ela” patente na project room do Banco das Artes Galeria. Vão estar à conversa Eunice Gonçalves Duarte e Orlando Franco.
Por último, às 18 horas, será feita uma visita guiada à exposição “Quase uma Vida”, pelo próprio autor Luiz Martins, acompanhado por Eunice Gonçalves Duarte.
O edifício do antigo Banco de Portugal foi adquirido pela Câmara de Leiria em 1996 e em 2019 passou a acolher o Banco das Artes Galeria, espaço para exposições, tertúlias, oficinas e outras atividades culturais.