A manhã deste sábado, dia 28, terá sido a mais fria desta série de seis dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas. Será que o tempo frio ainda vai persistir?
O frio não é novidade nesta altura do ano, mas não deixa ninguém indiferente, atendendo aos cuidados adicionais que acarreta, com o indispensável reforço no agasalho e no esforço para manter as habitações confortáveis. E há quase uma semana que as manhã se revelam particularmente frias.
Esta série de temperaturas mínimas negativas em Leiria começou na segunda-feira, dia 23. Na véspera, a temperatura mínima já tinha descido de forma significativa: no sábado rondara os oito graus, mas caiu para 2,2 graus no último domingo.
Todavia, foi no primeiro dia útil desta semana que os termómetros caíram abaixo de zero, com o registo de -1,7 graus, de acordo com os dados provisórios disponibilizados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
E desde então, as manhãs têm sido sempre assim, com as temperaturas mínimas negativas: foram registados -2,8 graus na terça, -2,3 na quarta, -1,7 na quinta e 2,3 graus negativos ontem, sexta-feira.
Esta manhã foi, no entanto, a mais fria de todas em Leiria, com o registo mais baixo da semana: -3,1 graus, atingidos cerca das sete da manhã, levando em conta os dados – provisórios – divulgados pela estação meteorológica de Leiria.
O cenário foi semelhante noutros pontos da região. Em Alcobaça, as temperaturas mínimas negativas oscilaram, nestes dias, entre os -0,7 graus de dia 23 e os -2,5 do dia seguinte. Esta manhã, os termómetros registaram 2,4 graus negativos, no sexto dia de mínimas abaixo de zero.
Ao invés, em Ansião, só em dois dias (24 e 25 de janeiro) é que se atingiram temperaturas negativas, ainda assim próximas do zero (-0.3 e -0,5, respetivamente).
Já em São Pedro de Moel (Marinha Grande), dias 25 e 26 foram aqueles em que o frio se instalou pela manhã, com mínimas de -0,2 e -1,3, respetivamente. Esta madrugada, a mínima foi de 1,4 graus.
O frio tenderá a manter-se nos próximos dias. Aliás, Leiria conta com aviso meteorológico amarelo até, pelo menos, terça-feira.
As previsões do IPMA apontam para temperaturas mínimas próximas dos zero graus para os próximos dias, ainda que a temperatura máxima tenda a aumentar gradualmente na próxima semana. O sol deverá continuar a ser dominante, não havendo previsão de chuva.