A empresa de supermercados Mercadona doou no ano passado 13 toneladas de bens de primeira necessidade a entidades sociais do distrito de Leiria.
O Centro Social Paroquial de Caldas da Rainha e o Banco Alimentar foram duas das entidades beneficiadas no âmbito desta ação de responsabilidade social, na qual a empresa Mercadona doou 1.900 toneladas de produtos a mais de 70 entidades de cariz social, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG com as quais colabora em Portugal, nas localidades onde está presente.
A par desta ação de solidariedade, a empresa explica ainda que colabora anualmente com outras iniciativas, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa e o Banco Solidário Animal. E apoia 32 fundações e centros ocupacionais na decoração das suas lojas.
Outro eixo de atuação do plano de responsabilidade social da Mercadona é a sustentabilidade. A empresa possui um Sistema de Gestão Ambiental próprio, “baseado nos princípios da economia circular e focado na otimização logística, eficiência energética, gestão de resíduos, produção sustentável e redução do plástico”. Até 2025, pretende “reduzir o plástico em 25%, que todas as embalagens sejam recicláveis, e reciclar todos os seus resíduos de plástico”.
Desde 2011, a Mercadona integra também o Pacto Mundial das Nações Unidas para a defesa dos valores fundamentais em matéria de Direitos Humanos, Normas Laborais, Meio Ambiente e Luta contra a Corrupção.