O piloto leiriense Ricardo Porém, foi novamente quarto e ficou este sábado, dia 14, uma vez mais perto de novo pódio na penúltima etapa do Dakar, “numa semana muito bem conseguida e em linha com os objetivos iniciais” do duas vezes campeão nacional.
Depois de na véspera ter optado por não partir para a etapa, o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, João Ferreira, concluiu a especial, apesar de alguns problemas elétricos que acabaram por atrasar o piloto de Leiria.
Na segunda semana de competição, Porém regista uma vitória em especiais, três quartos lugares, e um sexto lugar, resultados que “o deixam satisfeito e orgulhoso” do X-RAID YXZ1000R TURBO PROTOTYPE SXS.
“Quando arrancámos para este Dakar, trazíamos objetivos de terminar no Top 5. A primeira semana foi madrasta e acabou por nos atrasar um pouco, retirando-nos do objetivo principal. Não desistimos e nesta segunda semana estamos a provar que tínhamos condições para cumprir o nosso objetivo inicial. O carro tem estado fantástico. O Dakar termina domingo e esperamos fazer a festa em equipa”, refere o piloto, citado em comunicado.
Já João Ferreira, rookie na competição, está a ter um Dakar de altos e baixos. O Campeão Nacional Absoluto 2022 mostra-se, ainda assim, “contente com a experiência”: “Acredito que tudo o que nos tem acontecido faz parte de um processo de aprendizagem. Sabíamos de antemão que estávamos perante um Dakar duríssimo e o que temos conseguido de positivo já nos deixa extremamente orgulhosos. Os pontos menos bons só nos motivam a fazer mais e melhor”, explicou o piloto, citado no memso comunicado.
O Rally Dakar este domingo, dia 15, em Dammam, junto ao Mar Vermelho, depois de 14 etapas em que os pilotos atravessaram a Arábia Saudita. Embora seja uma especial de praia, o percurso é bastante rápido e oferece poucas hipóteses de influenciar a classificação.