Um homem de 47 anos, de nacionalidade brasileira, morreu esta tarde depois de ter sofrido uma queda enquanto praticava surf rebocado na praia do Norte, no concelho da Nazaré, avançou a Autoridade Marítima Nacional.
Segundo informação veiculada por esta autoridade, o alerta foi dado às 16h20 desta quinta-feira, dia 5, através dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, a informar para a queda de um surfista na praia do Norte. Foram enviados de imediato para o local elementos do comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM.
O surfista Márcio Freire “foi resgatado para o areal pela mota de água de apoio à atividade, tendo os nadadores-salvadores verificado que a vítima se encontrava em paragem cardiorrespiratória, iniciando de imediato as manobras de reanimação até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários da Nazaré e do INEM, que prosseguiram com as manobras”.
O óbito foi declarado no local pelos elementos do INEM e o corpo transportado pelos Bombeiros Voluntários da Nazaré para o Instituto de Medicina Legal de Leiria.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi também ativado para prestar apoio aos familiares da vítima. Tomou conta da ocorrência o comando-local da Polícia Marítima da Nazaré.
A Federação Portuguesa de Surf (FPS) lamentou esta quinta-feira a morte do brasileiro Márcio Freire, vitimado nas ondas gigantes da praia do Norte.
“A Federação Portuguesa de Surf lamenta o trágico falecimento, na Nazaré, do surfista brasileiro Márcio Freire. À família enlutada e à comunidade do surf de ondas grandes, os nossos sentimentos”, expressou a FPS, em curta nota.
(Notícia corrigida com a retificação da idade da vítima e atualizada com nota da Federação Portuguesa de Surf e nome do surfista)