Muita animação, diversos títulos conquistados e duas novas qualificações nacionais para os Europeus marcaram o primeiro dia dos Campeonatos de Portugal em Pista Coberta, que este fim de semana decorrem na pista da Expocentro, em Pombal.
Naquele que é o último momento competitivo para obter ou confirmar marcas de qualificação para Europeus de Istambul (entre 2 a 5 de março), muitas das maiores “estrelas” do atletismo nacional marcam presença, oferecendo competição de elevado nível em Pombal.
Sábado, o arranque da competição, o destaque vai para a prova dos 60 metros femininos, com Arialis Martinez, do Benfica, a sagrar-se campeã de Portugal, com a marca de 7s22. É recorde dos campeonatos e confirma a marca de qualificação da atleta para os campeonatos da Europa. Mas Rosalina Santos, do Sporting, também festejou: foi segunda classificada com 7s24 e também leva de Pombal o “passaporte” para a Turquia. Do lado masculino, Carlos Nascimento, do Sporting, foi mais forte, sagrando-se campeão de Portugal, com a marca de 6s70.
Igualmente em bom plano na primeira jornada esteve Auriol Dongmo. A lançadora do Sporting, que vive e treina em Leiria, voltou a vencer em Pombal, sagrando-se mais uma vez campeã de Portugal no lançamento do peso em pista coberta, com a marca de 18,90 metros. De sublinhar que, tal como a campeã europeia e mundial em título de lançamento do peso em pista coberta, também a segunda e terceira classificadas, Jéssica Inchude (Sporting) e Liliana Bandeira (Benfica) obtiveram marcas que as deixaram no top 12 europeu da temporada.
No triplo-salto, sem a presença do campeão olímpico, mundial e europeu, Pedro Pablo Picardo, revalidou o título de campeão de Portugal Tiago Pereira, do Sporting, com a marca de 16,48 metros, confirmando a viagem até aos europeus de pista de coberta. A prova, contudo, foi ganha pelo brasileiro Almir dos Santos (16,52 metros).
Campeã de Portugal é também Marta Pen Freitas nos 1.500 metros, com 4m08s58, melhor marca nacional da temporada, que garante lugar certo nos europeus de pista coberta. Entre os homens, conquistou o título Isaac Nader, do Benfica, com 3m42s02.
Nos 400 metros masculinos, João Coelho, do Sporting, confirmou o favoritismo e conquistou o título em 46s91. Já Carina Vanessa, também do Sporting, venceu com a marca de 54s11, fixando novo recorde pessoal.
O emblemático João Vieira, do Sporting, somou o 21º título de campeão de Portugal, completando os 5.000 metros em 20m26s66, melhor marca nacional da época. Nos 3.000 metros marcha femininos, venceu Vitória Oliveira, a competir como individual, com 12m34s52.
No comprimento, Evelise Veiga somou mais um título à sua coleção, o sétimo consecutivo, com um salto de 6,39 metros. Sétimo título também no salto em altura para Anabela Neto, do Sporting, superando 1,80 metros.
No salto com vara o título foi para Rubem Miranda, do Atlético da Póvoa, com a marca de 5,20 metros.
Este domingo, 19 de fevereiro, a segunda jornada inicia às 15h15m, com transmissão em direto no canal de Youtube e página de Facebook da FPA.