“A importância da formação e requalificação dos trabalhadores, bem como a melhoria das suas competências e qualificações” motivam a visita do secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, esta segunda-feira, dia 27, a empresas das áreas de moldes e plásticos da Marinha Grande e Batalha.
A visita enquadra-se na abertura de sessões de formação profissional “Emprego+Digital 2025”, um programa que apoia na transição digital, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em empresas da região de Leiria.
Além do secretário de Estado do Trabalho, deslocam-se aos grupos Iberomoldes (Marinha Grande) e Erofio (Batalha) o conselho diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a direção da delegação regional do Centro do instituto.
“O IEFP e as duas empresas desenvolvem há vários anos projetos na área da formação profissional, nomeadamente para ativos empregados, revalidação e certificação de competências dos trabalhadores assim como programas de apoio à contratação”, explica uma nota da secretaria de Estado do Trabalho.
“A visita enquadra-se na valorização das parcerias estratégicas entre as empresas e o IEFP para promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução de políticas ativas de emprego, nomeadamente de formação profissional”, adianta.
O grupo Iberomoldes exporta, direta e indiretamente, mais de 90% do seu volume de negócios para empresas líderes mundiais de sectores como o automóvel, aeroespacial, dispositivos médicos.
A Erofio Atlântico fornece componentes e subsistemas em plástico maioritariamente para as indústrias de eletrodomésticos e automóvel, tendo como principais destinos França, Alemanha, Chéquia, Bulgária, Espanha.