A Junta de Freguesia de Meirinhas e o grupo Altri, através das suas empresas da área florestal e de biomassa, vão assinar um protocolo de colaboração com vista à recolha e processamento de sobrantes florestais e agrícolas.
No âmbito do acordo, a rubricar segunda-feira, dia 27, a autarquia do concelho de Pombal vai implementar uma unidade de receção e um sistema de recolha de biomassa florestal residual e agrícola lenhosa produzida no seu território, comprometendo-se a “entregá-la exclusivamente à Altri Biomassa”.
A autarquia tem de garantir que os sobrantes transportados para a unidade de receção, a instalar na Rua do Campo de Futebol, estão “livres de quaisquer contaminantes ou impurezas químicas, são homogéneos e, tanto quanto possível, secos e não contêm inertes”.
Tem ainda de “promover e desenvolver ações” junto dos proprietários ou administradores de terrenos que “visem a sensibilização e informação técnica sobre a importância da valorização da biomassa florestal residual e agrícola lenhosa”, refere o protocolo a que o REGIÃO DE LEIRIA teve acesso.
A implementação de “bio spots, spots de bird watching, estações de biodiversidade, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e trilhos de visitação”, no âmbito do programa “Altri Diversity”, da Altri Florestal, é outra obrigação da autarquia.
A junta obriga-se também a “executar trabalhos de silvicultura preventiva, arranque de cepos, trituração de sobrantes da floresta, plantação, beneficiação de povoamentos e rearborização das áreas ardidas”.
A Altri Biomassa, por seu lado, fica obrigada “a apoiar a implementação da unidade de receção e do sistema de recolha”, bem como a “prestar apoio técnico, nomeadamente no que se refere a processos de recolha, transporte e entrega” de sobrantes “provenientes das operações de defesa da floresta contra os incêndios, de limpeza de matas, podas, cortes fitossanitários e outros trabalhos de manutenção de terrenos e espaços verdes bem como de resíduos lenhosos agrícolas”.
A empresa tem de recolher os sobrantes depositados junto ao campo de futebol ou, eventualmente, noutros locais previamente acordados, e de proporcionar à junta de freguesia apoio pedagógico nas áreas do ensino, da educação e da sustentabilidade, assumindo-se como entidade parceira nos projetos de Eco Escolas, Eco Freguesias e Clubes de Ambiente.
O protocolo de colaboração é celebrado pelo prazo de dois anos, renovável automaticamente por períodos um ano, salvo se for denunciado por qualquer uma das partes. É assinado pelas 12 horas, num terreno junto ao campo de futebol, em Meirinhas, com a presença do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, do administrador do grupo Altri, Miguel Silveira, e do presidente da junta de freguesia, João Pimpão, entre outras personalidades.