A Câmara de Peniche decidiu lançar um concurso público de 922 mil euros para a construção de um reservatório de água e requalificação de outro existente, para reforçar o abastecimento na freguesia de Ferrel.
“É um projeto ambicionado há muito tempo”, afirmou sexta-feira, dia 17, o presidente da câmara, Henrique Bertino, na reunião pública.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.
“A freguesia de Ferrel teve um exponencial crescimento nos últimos anos, pelo que se identificou a necessidade premente de construção de um novo reservatório elevado associada à reabilitação do reservatório existente”, com a respetiva ligação à rede existente, justificou o município na proposta, a que a agência Lusa teve acesso.
Segundo a autarquia do distrito de Leiria, o reservatório existente foi construído nos anos 60, abastece toda a freguesia, motivo pelo qual existe “deficitária pressão do abastecimento nos locais de cota mais elevada”.
O novo reservatório vai ter uma capacidade para 300 metros cúbicos, igual à do existente, capaz de abastecer edificações até três pisos da zona alta da freguesia.
A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, vai permitir “fixar a pressão nos locais de cota mais alta e setorizar o abastecimento em duas zonas”.
O projeto “visa dotar a localidade de um sistema eficaz de abastecimento, permitindo o seu fornecimento em condições de pressão e de caudal com as reservas necessárias, para o caso de qualquer avaria na rede pública”.