Pedro Moura, docente da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, acaba de lançar o livro “Fazer Isto & Assignar”, sobre a obra de banda desenhada de Rafael Bordalo Pinheiro.
Este é o quinto volume da coleção “Cadernos de Bordalo”, que consiste numa série de monografias temáticas dedicadas às várias dimensões da obra e vida do artista português falecido em 1905. Tem coordenação e publicação do Museu Bordalo Pinheiro.
Segundo comunicado enviado pelo Politécnico de Leiria, trata-se de um livro de natureza ensaísta, que contém “um olhar panorâmico” sobre toda a obra, pública ou inédita, de Rafael Bordalo Pinheiro.
“Fazer Isto & Assignar” parte do conceito de banda desenhada, do qual o artista foi um dos percursores no que diz respeito a estratégias formais, modos de publicação e circulação, atitude social, potencialidades textuais e materiais, “que depois seriam seguidas ou abandonadas”.
Composta por sete capítulos, a obra estuda o modo como Bordalo Pinheiro explorou a autobiografia e a reportagem nesta nova disciplina artística, os diálogos entre teatro e criação gráfica.
O livro está exclusivamente à venda na loja do Museu Bordalo Pinheiro.