Os treinadores leirienses Natália Perez e Nuno Fernandes vão integrar os trabalhos do estágio da seleção nacional feminina sub19 de andebol, que vão decorrer em Leiria, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março.
O grupo orientado pelo selecionador nacional José António Silva prepara a participação no Campeonato da Europa 2023, depois de ter ficado na 13.ª posição no IHF Women’s U18 World Championship, na Macedónia do Norte, no último verão.
A convocatória, divulgada na passada segunda-feira, conta com 16 atletas, três das quais novos rostos: Amanda Assumpção (CDE Gil Eanes), Joana Semedo (CS Madeira) e Daniela Santos (JAC Alcanena).
“Neste estágio vamos prosseguir o trabalho com as atletas com vista à preparação para o Campeonato da Europa. Nos dois primeiros estágios realizados esta época preocupámo-nos, fundamentalmente, com o trabalho técnico-táctico individual e grupal, para criar os pressupostos que permitam a interpretação do nosso modelo jogo. No terceiro estágio, que incluiu a participação no KakyGaia, colocámos a equipa em contexto competitivo, por forma a avaliar tudo o que vínhamos a trabalhar. Nessa ocasião, apesar de algumas jogadoras habituais não terem sido convocadas devido a lesão, a equipa teve um excelente comportamento do ponto de vista competitivo, permitindo, para além disso, a integração de outras atletas, alargando o nosso leque de opções. Continuaremos a trabalhar tendo em vista o futuro, que passa pela participação nas competições oficiais que temos pela frente, mas sem esquecer que o objetivo último deste processo é a preparação destas jovens para, mais tarde, poderem integrar a Seleção Nacional A”, disse o selecionador, em declarações ao site da Federação de Andebol de Portugal.
Sem a presença de jogadoras da região na convocatória, será a vez de deixar entrar em cena os técnicos da região. Natália Perez, treinadora na Juve Lis e da seleção regional de Leiria, e Nuno Fernandes, da União Desportiva Serra, vão acompanhar os trabalhos com José António Silva e o adjunto Alexandre Monteiro.
Seleção A na Batalha
Também a partir da próxima segunda-feira, dia 27 de fevereiro, e até 5 de março, a seleção nacional A feminina vai estar reunida na Batalha, para participar no Torneio Internacional da Batalha, que serve de preparação para o play-off de acesso ao Campeonato do Mundo, que decorre em abril.
Participam no torneio as seleções de Espanha, Itália, Cabo Verde e de Portugal. Os jogos têm entrada gratuita, numa parceria entre o município da Batalha, Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Leiria e o Batalha Andebol Clube (BAC).
A seleção nacional conta com a participação das leirienses Maria Pereira (SIR 1º Maio/CJB) e Ana Carolina Silva (Atl. Guardes, Espanha).
O torneio, que “vai proporcionar às gentes da Batalha, especialmente aos jovens, verem equipas de elevada qualidade, é importante por permitir a promoção do concelho e ainda por proporcionar aos atletas dos clubes de andebol da região assistir a excelentes jogos e à qualidade elevada das equipas”, salientou o autarca da Batalha, Raul Castro, na apresentação do evento.
Haverá ações de promoção, nomeadamente conversas entre atletas, selecionador e alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha. Os estudantes vão poder assistir aos treinos em ambiente de jogo e interagir com as atletas.
Os jogos começam dia 3, com um Espanha X Cabo Verde (18h) e Portugal X Itália (20h30). No sábado jogam Itália X Espanha (15h30) e Cabo Verde X Portugal (18h). O último dia tem como calendário os encontros Itália X Cabo Verde (15h) e Portugal X Espanha (18h).