É com uma carrinha Mercedes 206D azul, de 1976, que a companhia Mãozorra leva hoje o teatro a toda a família. Miúdos e graúdos são convidados, neste Dia Mundial do Teatro, a embarcar numa viagem de 20 minutos para assistir a uma peça de teatro de objetos, sobre amor, encontros e desencontros.
A carrinha está estacionada junto à Fonte Luminosa, no centro de Leiria, para mostrar até às 18 horas como o teatro pode ser feito em diferentes locais, inclusive no interior de uma carrinha.
Trata-se de um conceito mais intimista, de teatro itinerante e microteatro, explica José Ramos, colaborador da companhia de teatro de marionetas de Vila do Bispo.
Neste espetáculo chamado “A viagem”, José Ramos é responsável por receber o público e João Costa dá vida a Raúl, revelando um dos episódios da sua vida. Não há falas nesta peça, para “chegar ao maior número de pessoas”, explica José Ramos.
Cada sessão dura 20 minutos e tem capacidade para nove espectadores. A entrada é gratuita.
Após esta estreia em Leiria, a companhia Mãozorra pretende levar o espetáculo a todo o país e apostar na descentralização, chegando às aldeias e a outros locais onde não costuma haver teatro. A intenção é cativar novos públicos.

