Uma descarga ilegal de efluentes pecuários “sem qualquer tipo de tratamento de depuração” foi detetada pela GNR, na sequência da denúncia feita por um cidadão, em Ortigosa, no concelho de Leiria.
Os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria detetaram uma descarga de “efluentes pecuários para o solo, provenientes de uma exploração pecuária”, revelou esta terça-feira, dia 14, o Comando Territorial de Leiria da GNR.
Os resíduos estavam a ser despejados na quinta-feira, dia 9, “com recurso a uma bomba submersível, introduzida no interior da fossa estanque de receção de efluentes dos núcleos de produção”, adiantam em comunicado as autoridades, que atuaram no “decurso de uma denúncia de um popular”.
“Devido à pronta intervenção” da GNR, “os efluentes descarregados não atingiram as linhas de água adjacentes, uma vez que aquando da chegada ao local foi cessada a infração, tendo sido desconectada a energia da bomba submersível”, refere.
A intervenção policial resultou na identificação exploração pecuária e na elaboração de um auto contraordenacional, remetido à Agência Portuguesa do Ambiente, punível com uma coima no valor máximo de 144 mil euros.