A Escola de Hotelaria de Fátima acolheu entre os dias 2 e 3 de março a etapa inicial das provas de aptidão profissional, intituladas de “Live Cooking & Beverage Service” – para os alunos finalistas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar.
Estiveram em simultâneo cerca de oito alunos em prova, cada um deles com iguarias e produtos diferenciados. Um desafio! Trata-se de uma prova com alguma complexidade, mas que é encarada como um momento muito importante na validação das competências dos alunos que, em breve, integrarão o mercado de trabalho.
As provas iniciam com o sorteio de bancadas de trabalho, onde os alunos dispunham de um cesto surpresa com um conjunto de matérias-primas para efetuarem as diversas provas previstas em regulamento específico: os alunos de restaurante/bar começaram por elaborar do cocktail clássico, seguido da preparação de uma sandes, execução de uma confeção de cozinha de sala e por último a preparação de uma tábua de queijos.
Os alunos de Cozinha/pastelaria, mediante o seu cesto surpresa, efetuaram a confeção de um prato principal (peixe ou carne) e de uma sobremesa.
Os alunos são avaliados através dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos três anos na escola, num contexto prático e com elevado grau de exigência e rigor, contribuindo para a qualidade da mão de obra em toda a região.
O formato desta avaliação assemelha-se ao conhecido programa MasterChef que tem popularizado as profissões ligadas à Cozinha, mas que funciona na perfeição em etapas de controlo de tempos e ingredientes surpresa.
A avaliação está a cargo de um júri externo que representa a área técnica respetiva bem como o mundo empresarial.
Nestes dois dias de prova passaram pela escola 7 elementos de júri, a quem agradecemos a dedicação do seu tempo na avaliação dos alunos.
Daqui a umas semanas segue-se o desafio final com as Provas de Aptidão Profissional.