Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Música

Maestrina eslovena Andreja Solar dirige Ensemble de Sopros da AFCL na ESECS

Atuação acontece este sábado, a partir das 21 horas.

Andreja Solar (à esquerda) está em Leiria esta semana, a orientar o seminário de direção de orquestra de sopros. Sábado, assume ela própria a condução do concerto com o Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Politécnico de Leiria, abre portas este sábado à noite, 11 de março, para dar a ouvir música de sopros com assinatura dos melhores músicos do concelho.

A partir das 21 horas, no Auditório 2 da ESECS, atua o Ensemble de Sopros da Associação das Filarmónicas do Concelho de Leiria (AFCL), que terá a dirigi-lo uma convidada muito especial: Andreja Solar.

A maestrina eslovena está há uma semana em Leiria a orientar um seminário de direção de orquestra de sopros, inserido na Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros da ESECS, e e assumirá a batuta no concerto de sábado.

O programa inclui obras de Richard Rodney Bennett, G. Enesco, Ruth Gipps e Guy Woolfenden e será uma rara oportunidade para acompanhar ao vivo o trabalho de Andreja Solar, salienta o também maestro Alberto Roque.

“Ela está a fazer carreira: ganhou dois concursos internacionais e tem uma formação de muito boa qualidade, com uma coisa muito curiosa: não só fez uma carreira como maestrina do exército esloveno, durante 17 anos – e conhece muito bem este universo dos sopros – como entretanto está a fazer carreira na área da ópera e da orquestra sinfónica”, salienta Alberto Roque, que coordena a pós-graduação da ESECS.

Segundo o responsável pela formação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros, a maestrina ficou “muito surpreendida” com a qualidade que encontrou no Ensemble de Sopros da AFCL.

“Temos aqui uma matéria prima de luxo, de altíssimo nível”, salienta Alberto Roque.  

Este sábado, dia 11, marca também mais um momento de abertura da ESECS à comunidade, que convida alunos mas também o público da cidade a assistir ao concerto, com entrada livre.

“É uma mais valia poder oferecer à comunidade académica algo totalmente distinto e à comunidade leiriense poder vir aqui à escola, que se abre à comunidade”, afirma o coordenador.

Alberto Roque com a maestrina convidada Andreja Solar

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.