A MCoutinho notificou a Autoridade da Concorrência da intenção de comprar a Bomcar Automóveis, com sede em Leiria, e a sua participada Bomrent, de aluguer e comércio de viaturas.
Segundo o documento, revelado na quarta-feira, dia 22, “a operação de concentração consiste na aquisição do controlo exclusivo” das duas empresas pela MCoutinho, que passa a contar com mais dois concessionários na região Centro, com as marcas BMW, Mini e Motorrad.
A Bomcar, concessionária do grupo BMW em Leiria e Coimbra, atua na área do “comércio a retalho e reparação de automóveis ligeiros de passageiros e comerciais, novos e usados no comércio a retalho e reparação de motociclos novos e usados, na venda de peças no mercado retalhista, na intermediação de crédito automóvel e na mediação de seguro automóvel”, refere a Autoridade da Concorrência.
Já a Bomrent dedica-se “ao aluguer de veículos automóveis ligeiros e motociclos”.
Quanto à MCoutinho, “é a empresa mãe de um conjunto de sociedades que se dedicam ao comércio a retalho e reparação de automóveis ligeiros de passageiros e comerciais, novos e usados, à prestação de serviço pós-venda multimarca e de colisão multimarca”, explica a Autoridade da Concorrência.
O grupo gere ainda uma “rede de oficinas independentes prestadoras de serviços de reparação e manutenção automóvel distribuídas pelo país, sob a marca Rino, à venda e distribuição de peças, nos mercados grossista e retalhista, à intermediação de crédito automóvel e à mediação de seguro automóvel”, adianta.
A Autoridade da Concorrência, que recebeu a notificação da aquisição na sexta-feira, dia 17, vai agora avaliar o negócio que, se não forem encontrados obstáculos, será consumado em breve.
Tem 30 dias úteis para se pronunciar sobre uma operação de concentração simples e 90 para uma operação que passe a investigação aprofundada.
As operações de concentração são notificadas após a conclusão do acordo entre as partes envolvidas e antes de realizadas.