Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Mercado

Região de Leiria assina “Manifesto para a Sustentabilidade” do turismo na BTL

No primeira dia da feira foram apresentados projetos e produtos turísticos da Região de Leiria, nomeadamente o Rallye Verde Pino e o Património Stephens, entre outros produtos da região

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) é uma das oito entidades congéneres que assinaram o “Manifesto para a Sustentabilidade” em conjunto com o Turismo Centro de Portugal (TCP).

A assinatura do documento “foi o grande destaque” do primeiro dia da programação do espaço do TCP na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começou esta quarta-feira, dia 1, na Feira Internacional de Lisboa.

A programação incluiu um espaço dedicado à apresentação de projetos e produtos turísticos da Região de Leiria, nomeadamente o Rallye Verde Pino, da iniciativa Visite Leiria 2023; o Património Stephens (Marinha Grande), uma encenação histórica pombalina (Pombal) e uma mostra e degustação gastronómicas.

Quanto ao “Manifesto para a Sustentabilidade”, foi apresentado como “eixo essencial para o desenvolvimento da região” e “esforço conjunto para que seja a primeira certificada internacionalmente com o selo Biosphere, que atesta a sustentabilidade da atividade turística”, explica o TCP em comunicado.

Esta certificação é atribuída a entidades que “apostam decisivamente” em cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas.

Após a apresentação do Plano de Ação para a Sustentabilidade 2023-2030 do Centro de Portugal, pela Biosphere Portugal, o manifesto foi assinado pelo TCP e os presidentes das comunidades intermunicipais das regiões de Aveiro, Coimbra, Leiria, Oeste, Médio Tejo, Beira Baixa, Beiras e Serra da Estrela e Viseu Dão Lafões.

“A sustentabilidade, nas suas vertentes ambiental, económica e social, não é um desafio nem é uma ambição, mas sim uma condição para que haja desenvolvimento para as populações e atratividade para os mercados turísticos”, afirma o presidente do TCP, Pedro Machado, considerando que “este projeto vai ajudar” a região “a crescer em valor e a fomentar a coesão territorial”.

O Centro de Portugal é o Destino Nacional Convidado desta edição da feira, que pode ser visitada até domingo, dia 5.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados