O ditado popular “abril, águas mil” está longe de ter correspondência na região este ano. Efetivamente, abril marca o momento em que a seca meteorológica regressa ao distrito de Leiria.
A fraca precipitação e as altas temperaturas traduzem-se numa situação de seca, cenário que não se verificava desde novembro, altura em que se interromperam 12 meses consecutivos de seca.
O boletim de monitorização da seca, esta sexta-feira divulgado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e que faz o ponto de situação a 15 de abril, revela um mês com “valores de precipitação muito inferiores ao normal, em todo o território”. No sul nem sequer choveu. Aliás, abril foi mês de onda de calor em metade do país, aponta.
Num mês geralmente associado à precipitação, o que o IPMA constatou foi a “diminuição significativa da percentagem de água no solo em todo o território”, salientando “o aumento da área com valores inferiores a 20 %, onde se destacam a região Nordeste, o Vale do Tejo e o Baixo Alentejo”.
O instituto assinala ainda um “aumento da área em seca meteorológica, estendendo-se até à região Centro e ao interior Norte”, bem como o “aumento da intensidade da seca meteorológica na região Sul, predominando as classes de seca severa a extrema”.
Aliás, nesta altura, de acordo com esse relatório preliminar, todo o distrito de Leiria encontra-se já em situação de seca, ainda que seja classificada como “fraca”.
No seu relatório, o IPMA avança com três cenários possíveis de evolução da situação de seca meteorológica, sendo que só nos cenários de valores de precipitação próximos ou acima do normal para a época do ano, se poderá reverter a situação de seca.
Caso a chuva se mantenha tímida, registando valores inferiores ao normal, prevê-se um “aumento da área e da intensidade da seca meteorológica”. No caso da nossa região, concretizando-se este cenário, a zona centro e sul do distrito passará para a situação de seca moderada.
Para já, e apesar dos 14,4 milímetros de precipitação registados esta sexta-feira, em Leiria, (até às 15h30), as previsões parecem pouco otimistas quando à reversão da situação de seca.
O IPMA antevê que esta semana a precipitação continue abaixo do normal. As temperaturas acima do normal, continuam, pelo menos, até ao final do mês.
Em concreto, para Leiria, há a previsão de precipitação até ao dia de amanhã, sábado. Na tarde de sábado, todavia, deverão regressar o sol, a pouca nebulosidade e, gradualmente, as temperaturas máximas estivais.
Esta é uma situação que se deverá manter, pelo menos, até ao final do mês.