Este domingo, 2 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e para o assinalar o Castelo de Leiria voltará a ficar iluminado em tons de azul.
Segundo a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Leiria (APPDA Leiria), a iniciativa serve para “alertar a sociedade para esta perturbação do neurodesenvolvimento e lutar pelos direitos, dignidade e inclusão numa sociedade cada vez mais justa e tolerante”.
Neste Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, além dos principais monumentos mundiais ficaram iluminados de azul, todos são convidados a vestir-se da mesma cor.
A APPDA Leiria assume que este é “um dos dias mais importantes do ano”, sendo que, para o assinalar, foi preparada uma atividade que junta todas as respostas sociais da associação, com “dinâmicas nas quais pretendemos promover algumas das competências mais importantes para os nossos jovens”, tais como “competências interpessoais e relacionais, comunicação e estimulação dos sentidos”.
Domingo haverá uma atividade ao ar livre, com a elaboração de um mural ao ritmo de diferentes estilos musicais, utilizando o corpo. Também a componente sensorial será estimulada, através de jogos táteis, auditivos, olfativos e visuais.
Para familiares, técnicos e professores, irá decorrer uma tertúlia de reflexão sobre Perturbação do Espetro do Autismo e Perturbações do Desenvolvimento, estratégias de intervenção, formas de melhorar a interação e comunicação, dificuldades sentidas no dia-a-dia e respostas adequadas ao longo da vida.