O catálogo da exposição “Jorge Estrela – Esboço de uma biografia”, patente no Museu de Leiria e no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), vai ser apresentado publicamente na sexta-feira, dia 14, pelas 18h30, no Museu de Leiria.
O objetivo da divulgação do catálogo é “perpetuar o trabalho realizado” na exposição e “homenagear, de forma mais permanente” Jorge Estrela, personalidade intrinsecamente ligada a Leiria, lê-se em comunicado.
“Jorge Estrela – Esboço de uma biografia” inaugurou em junho de 2022 e conta, a partir de milhares de documentos, o percurso do historiador de arte que era também pintor, designer, ilustrador, poeta, criador de jogos, amante da natureza e interventor social.
Nesta exposição “pretendeu-se reconhecer, de forma muito justa, o inquestionável percurso de Jorge Estrela, cultural, cívico, e de partilha com a comunidade, bem como a sua relação profunda com Leiria”, frisa a Câmara de Leiria na mesma nota de imprensa.
Recorde-se que a exposição estava agendada para terminar no final de março, mas foi prolongada até domingo, dia 16, tanto no Museu de Leiria, como no CIA, onde é possível apreciar o dedicado e minucioso trabalho gráfico de Estrela sobre cogumelos, bem como um relevante levantamento da flora que caracteriza a paisagem ribeirinha do rio Lis.