Visitas orientadas a museus, exposições, um roteiro pela arte pública de José Aurélio, oficinas, percursos e dança…são muitas as atividades que assinalam o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, sob o tema “Património e Mudança”.
Das centenas de atividades pensadas a nível nacional e promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural em colaboração com o ICOMOS Portugal, estão já programadas dezenas de iniciativas para o distrito de Leiria. A começar já este sábado, dia 15, com um roteiro centrado na arte pública do escultor de Alcobaça José Aurélio.
Nesta atividade, o público tem a oportunidade de conhecer arte pública inserida na paisagem, nos concelhos de Alcobaça e Porto de Mós. A viagem começa no Paços do Concelho, em Alcobaça, às 9 horas. A participação é gratuita, mediante inscrição através do email museus@cm-alcobaca.pt.
Também no sábado, há uma oficina de experimentação de cestaria de junco, na Adega das Monjas, no Mosteiro de Coz, a partir das 9h30. A atividade repete-se no dia 18.
Nos dias 15, 16 e 18 de abril, há visita à exposição permanente da primeira mini-hídrica industrial de Alcobaça (14-17 horas), e são dadas a conhecer as exposições “Mãos que dançam entre colagens e telas”, de Ana Marques Silva, no Museu do Vinho de Alcobaça, e “Arte Negra”, sobre a cultura africana, no Armazém das Artes, no mesmo concelho.
O programa contempla ainda diversas atividades no concelho de Leiria. No dia 18, é dinamizada uma visita orientada ao Moinho do Papel e ao Museu da Imagem em Movimento, a partir das 9h30. O Castelo de Leiria acolhe uma atividade de desenho e modelagem, integrada numa visita guiada à exposição “Castelo de Leiria, Construções de Um Lugar” (às 10 e às 15 horas).
Além de Alcobaça e Leiria, estão também agendadas iniciativas para Peniche, Batalha, Caldas da Rainha, Alvaiázere, durante as próximas duas semanas.
Todas as iniciativas têm entrada gratuita. Consulte o programa completo aqui.